segunda-feira, 28 de abril de 2008

Greve dos Professores

Desde o dia 23 Abr (6ª feira), estamos sem aulas em decorrência da greve dos professores da rede pública. Os nossos mestres estão nesse movimento tentando obter um maior aumento em seus salários e outros benefícios que eles julgam merecer (palavras dos professores em sala de aula). Apesar dessa situação as nossas atividades no projeto "Jornal virtual NP", continuam sendo desenvolvidas normalmente orientadas pelo Professor Samuel. Recebemos, hoje, a visita dos seguintes colegas da turma B, 2ª série do E. Médio, que navegaram no nosso blog e fizeram os seus comentários: Alcilene Mota, Anildo Santos, Bruno Rogério, Enéias Araújo, Etiene Costa e Lanise Santos. Os colegas estavam na escola, sem aula e aproveitaram para navegar na rede e fazer as suas pesquisas...Esperamos que essa situação seja logo resolvida, pois não podemos ficar sem aulas.

O Muro de Berlim


Como integrantes do Jornal Virtual NP, fomos encarregados de publicar uma matéria sobre a Queda do Muro de Berlim. “Viajamos” até o local para acompanhar os acontecimentos e assim fazer um trabalho mais realista possível.
Pela disponibilidade de espaço no jornal, publicaremos as nossas matérias em duas postagens.
Acompanhe o nosso trabalho fazendo os seus comentários.
A construção do Muro de Berlim.


Um breve histórico
O Muro de Berlim foi uma realidade e um símbolo da divisão da Alemanha em duas entidades estatais, a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA). Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: Berlim Ocidental (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos da América; e Berlim Oriental (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético.
Início da construção: madrugada de 13 de Agosto de 1961.
Extensão e estrutura: 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda.


Consequências dessa vergonha política
“Quarenta e cinco anos após a construção do Muro, pesquisadores ainda não têm certeza sobre o número de suas vítimas. Até agora, 125 mortos foram confirmadas, mas outros casos estão sendo investigados.
A maioria dos históricos sobre o Muro de Berlim menciona que mais de 200 pessoas teriam sido mortas na tentativa de cruzar a barreira que separava a parte oriental da Alemanha da ocidental.
Levando em consideração o que já se levantou em um ano de trabalho, os pesquisadores da Associação do Muro de Berlim e do Centro para Pesquisa da História Contemporânea, em Potsdam, disseram que dos 268 casos de mortes investigados, menos da metade – 125 – podem ser tidos como certos. Do número total, 62 casos foram descartados, enquanto que 81 suspeitas ainda seguem sendo investigadas.” Fonte: http://www.deutsche-welle.de/dw/


Na próxima postagem estaremos publicando “A Queda do Muro”. Aguardem!!!!!
Postagem:Yan Mathews e Inácio da Silva

terça-feira, 22 de abril de 2008

Mudança de denominação da Escola

Dia 17 do corrente a nossa Escola foi surpreendia pela visita da Governadora do Estado Ana Júlia Carepa. Na ocasião a Governadora apresentou um pacote de ações denominado de "Pará, Terra de direitos", que visa atender as comunidades carentes do Estado. Aproveitou, também para mudar o nome da Escola. Parabéns governadora por dar um bom exemplo de cumprir e fazer cumprir as leis vigentes. Se existe uma lei que proíbe a denominação de órgão público com nome de pessoa que ainda usufrui dos prazeres terrenos (ainda respira), então, cumpra-se a lei. O Professor Nilson Pinto ainda está vivo, é Deputado Federal. logo não pode emprestar o seu nome a escola. Mas, no dia 18, durante as nossas atividades, vários alunos vieram me perguntar se a decisão da Governadora estava correta em trocar o nome da escola. Respondi-lhes que sim, na retirada do nome do Prof Nilson Pinto pelo motivo já comentado. Mas a insistência dos alunos continuava: "mas nós não tínhamos que participar da escolha do novo nome da nossa escola? E quem foi esse Eduardo Lauande?". Aí, fiquei sem resposta. Mas contentei-me em perceber que os objetivos das nossas atividades estão sendo atingidos (POSTAGEM DO DIA 14 -(JORNAL VIRTUAL NP. COMO TUDO COMNÇOU"). Isso é gratificante.
Faça os seus comentários.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Avalição parcial das atividades

As atividades até aqui desenvolvidas, estão satisfazendo as nossas necessidades e expectativas? Estão nos ajudando a compreender melhor as nossas responsabilidades, limitações e potencialidades? Como podemos contribuir para que tudo isso possa ocorrer?
Faça os seus comentários, ajude o professor a nos ajudar!
A equipe de redação

Eduardo Lauande

Pouco descobrimos sobre Eduardo Lauande. Apenas sabemos que travava-se de um sociólogo, professor, e que faleceu aos 41 anos, vítima de um mais um crime praticado no dia 28 Jul 07, às proximidades de sua casa, no Mendara, cidade de Belém. Era defensor dos direitos humanos. Eduardo Lauande titulava-se como comunista, conforme podemos ler em seu Blog.

A Governadora do Estado visita nossa Escola e lança o projeto “Pará, Terra de Direitos”

Na manhã desta quinta-feira, 17, a Governadora Ana Júlia Carepa, acompanhada de sua acessoria, visitou a nossa Escola. Na ocasião anunciou os benefícios que o governo está promovendo para as população mais carentes, através do programa de Governo “Pará, Terra de Direitos” que vai priorizar ações nas áreas de saúde, educação, emprego e renda, segurança, transporte, lazer e cidadania à população. Com esse conjunto de ações, o governo do Estado reúne numa única diretriz mais de 450 ações e cerca de duas mil atividades, que serão custeadas com R$ 600 milhões garantidos no orçamento.

Acompanhava a Governadora, representando a secretária de Educação, profª Iracy Gallo, o secretário em exercício, Fernando Azevedo, que ocupa a secretaria adjunta de Gestão da Seduc.
A Governadora aproveitou o momento anunciar a mudança do nome da escola, de “Professor Nilson Pinto” Para “Eduardo Lauande”. A decisão da governadora está baseada em lei vigente que não permite homenagear pessoa ainda em vida como nome de órgão público.

E quem foi Eduado Lauande?
Na próxima postagem estaremos publicando um breve histórico desse cidadão que dá nome a nossa Escola.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

As nossas primeiras atividades estão registradas

As nossas primeiras atividades (como jornalistas) foram registradas pela câmera do Professor Samuel. As imagens mostram como estamos trabalhando em nossas pesquisas.







Pelas imagens podemos perceber o envolvimento dos colegas em suas pesquisas. As dificuldades são muitas mas a vontade de aprender supera tudo.






UM RECADO PARA OS COLEGAS JORNALISTAS.

A equipe da Redação (local) está aguardando as suas matérias para serem publicadas.


Como a turma está encarando esse desafio?
Como estamos avaliando essas atividades?
Será o conteúdo da próxima postagem. Aguardem!!!


Jornal virtual NP. Como tudo começou!

O nosso Jornal Virtual NP tem sua história registrada abaixo, fruto de uma atividade planejada e desenvolvida em nossa escola pelo Professor Samuel Costa, NTE/Benevides. No texto abaixo o professor descreve as atividades planejadas, seus objetivos e como estão sendo desenvolvidas. Acompanhe os passos dessa história:

Atividades desenvolvidas na Escola Estadual "Prof Nilson Pinto"
Benevides, Pará, Mar 2008.

I – INTRODUÇÃO

Inicialmente, sob as coordenações da CTAE SEDUC e NTE/Benevides, fomos orientados a planejar e executar, na Escola Estadual “Prof. Nilson Pinto” (Conj Gov Almir Gabriel), Marituba, Pará, as atividades a seguir descritas.

II - PROFESSOR COORDENADOR DAS ATIVIDADES
Samuel Correa Costa – Professor Multiplicador NTE/Benevides, Pará.

III - ATIVIDADES PLANEJADAS
Montar um jornal virtual (alunos-jornalistas)

IV - OBJETIVOS DAS ATIVIDADES:

Oportunizar aos alunos a desenvolver atividades que são inerentes a um profissional de jornalismo, que são:
Trabalho em grupo;
A investigação, a pesquisa, a interpretação de textos, a análise de dados e de informações; a análise crítica; e o poder de síntese.
Desenvolver nos alunos o hábito de falar e informar a verdade.

V – PERÍODO (DURAÇÃO)

Pela exigüidade do tempo disponível, as atividades foram planejadas para serem desenvolvidas em dois dias (14 e 16/03/08). O primeiro dia destinado a verificação dos equipamentos (Teleinformática) disponíveis no laboratório e a preparação (orientação) dos alunos em atividades utilizando esses recursos (Projeto “NavegaPará”), e o segundo dia, o lançamento do projeto, os alunos apresentando os seus trabalhos.
Como não ocorreu conforme planejado, as atividades continuam sendo desenvolvidas com outras perspectivas e abordagens (conteúdos e pedagógicas). E, pela disposição e interesse da direção da escola, essas atividades deverão ter continuidade, sob a coordenação de professores da escola, e sob a nossa orientação, quando necessária, inclusive, uma professora de Língua Portuguesa já se prontificou em colaborar (participar).

VI - CONVERSA COM A DIREÇÃO DA ESCOLA

Após terem sido planejadas as atividades acima descritas, apresentamos ao Diretor da Escola, a proposta da CTAE/NTE/Benevides, o que foram aceitas de imediato e ficou acertado o seguinte:
Uma turma de alunos: 23 alunos (2ª S / E. Médio, Turno da Manhã);
Horários:
Manhã – 6ª Feira – 07:30 às 10:00 h
Tarde - 2ª Feira – 14:00 às 17:30 h

VII - APRESENTAÇÃO AOS ALUNOS (ATIVIDADES)

No laboratório, tivemos o primeiro contato com os alunos, onde fizemos um breve comentário sobre o projeto “Navegapará”, e apresentamos aos mesmos a nossa proposta do jornal virtual. Após alguns acertos, os alunos aceitaram a idéia e definiram o projeto como “Jornal virtual Nilson Pinto”. Observamos que a grande maioria já tem certo domínio dos recursos computacionais.

VIII – METODOLOGIA

As atividades estão sendo desenvolvidas nos moldes de um projeto de aprendizagem. Pela exigüidade do tempo, a proposta do jornal foi uma solução viável para atender a proposta da CTAE/NTE/Benevides, que estão sendo desenvolvidas da maneira seguinte:

a) Montar um jornal virtual com os recursos da Internet (BLOG). O BLOG é o espaço virtual onde será publicado o “Jornal virtual Nilson Pinto”;
b) Os alunos escolheram (elegeram) acontecimentos de repercussão mundial;
c) Nesse momento foram criados cinco grupos, de 4 a 5 de alunos, pelos acontecimentos escolhidos (item IX);
d) Voltando no tempo, como jornalistas, viajam ao(s) local(is) do(s) fato(s);
e) A administração do jornal será de responsabilidade de uma equipe local de jornalistas;
f)Como jornalistas (correspondentes), acompanham os acontecimentos, coletam dados, investigam e analisam os fatos, resumem, etc.;
g)Utilizando o editor de textos, montam as informações (textos e imagens) em duas páginas (no máximo);
h) Após isso, enviam, por e-mail para a redação (grupo local);
i) A equipe local (Redação) deverá criar um BLOG, onde serão publicadas todas as informações recebidas dos demais grupos (item e);
j) Como orientação da direção da escola, essa equipe será responsável pela edição e publicação do histórico da escola; suas atividades junto a comunidade local (Bairro); informações de interesses da comunidade escolar, bem como publicar as notícias locais.
k) Em determinado momento (data desconhecida do lançamento do projeto) deverá haver a socialização dos diversos trabalhos (grupo de jornalistas) elaborada no Impress (Línux).

IX - GRUPOS DE ALUNOS (jornalistas)

G1 – Grupo local (Redação)
G2 – Prisão, Condenação e Morte de Jesus Cristo (Semana Santa) – dois subgrupos;
G3 – Ataque terrorista de 11 setembro 2001 (ataque árabe nos EUA);
G4 – Segunda Guerra Mundial
G5 – Queda do Muro de Berlin

X - OUTRAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS:

Mostrar os recursos da plataforma BotoSet_Linux e os recursos da Internet.
Criação de Pastas; Criação de e-mail;
Pesquisas na Rede: As funções e perfis de um jornalista;
Orientações sobre as interatividades (e-mail);
Elaboração das apresentações;
Outras atividades (necessidades dos alunos).

E assim, teve início o nosso jornal virtual. Esperamos que você goste de nossos trabalhos e nos visitem de vez em quando, dando a sua contribuição. Assim estaremos aprendendo mais e você também!!!!
Equipe de Redação - Grupo Local

ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA ESCOLA "PROF EDUARDO LAUANDE"

PROGRAMAÇÃO - DATA: 26/04/2008

Abertura :8:00H

Palavra do Diretor

Culto ecumênico

Mostra de todas as oficinas de Portas Abertas



-Pintum

-Informática

-Hip-Hop

-Capoeira

-Teatro

-Oficina de desportos

-Concurso de poesia

-Dramatização

-Paródias

-Jogo dos Professores do fundamental xMédio

-Lanche dos alunos

-Almoço (funcionários e convidados)

Encerramento:as:13:h

Escola Estadual "Prof Eduardo Lauande" e e seus projetos

UM BREVE HISTÓRICO

NOME: Escola Estadual e Municipal de Ensino Fundamental e Médio Profº. Nilson Pinto
ENTIDADE MANTENEDORA: Secretaria de Estado de Educação e Secretaria Municipal de Educação
ENDEREÇO: Rua Antônio Armando s/n
BAIRRO: Residencial Almir Gabriel - Marituba-PA
CEP: 67200-000


DIRETOR: FRANCISCO SOARES DE OLIVEIRA

CLIENTELA: A escola Nilson Pinto é uma escola de grande porte, implantada em uma área de ocupação urbana, com uma população carente e estigmatizada.

PROPOSTA EDUCATIVA:
Melhorar a qualidade dos serviços prestados a comunidade;
Ofertar e desenvolver como compromisso prioritário à educação para todos, sem exceção.
Resgatar o compromisso profissional de seus funcionários.

MODALIDADE DE ENSINO:No período da manhã funciona o ensino fundamental, a tarde o ensino fundamental e médio e no turno da noite o ensino médio e o ensino fundamental (EJA).

ESPAÇOS DISPONÍVEIS:
A Escola possui 12 salas de aula;
Sala de leitura;
Laboratório de Informática com Internet;
Laboratório multidisciplinar;
Ginásio de esportes;
Área livre;


PROJETOS OFERECIDOS:
I - PROJETO FILHOS DE DEUS
OBJETIVOS E ALCANCE:O projeto visa alcançar os educandos e a comunidade do residencial Almir Gabriel, e tem por objetivos:
Despertar vocação; Promover a socialização; Desenvolver valores étnicos e sociais nos jovens; Desviar os jovens das drogas; Ocupar os espaços ociosos da escola em beneficio dos jovens e da comunidade.

II -PROJETO ADMINISTRATIVO
OBJETIVOS E ALCANCE:
Melhorar a qualidade dos serviços prestados a comunidade; Ofertar e desenvolver como compromisso prioritário à educação para todos, sem exceção; Resgatar o compromisso profissional e seus funcionários.

III - PROJETO ESPORTE CIDADÃO
OBJETIVOS E ALCANCE: O projeto visa alcançar os educandos devidamente matriculados na escola, e tem por objetivos:
Desenvolver aptidão; Despertar vocação; Socialização dos jovens com a comunidade, escola, etc...
Ocupar o espaço ocioso da escola com algo produtivo em beneficio dos jovens e comunidade;Desenvolver valores étnicos, morais e sociais nos jovens; e Participação em campeonatos estudantis.

IV - PROJETO ESCOLA ART GRAFITE MUSICA
ALCANCE DO PROJETO:
Alunos do Ensino Médio e Fundamental da Escola Nilson Pinto na faixa etária a partir de 12 anos.
Comunidade em torno da escola.
Professores e funcionários.

OBJETIVOS DO PROJETO:
Desenvolver vocações e despertar aptidões.
Reintegrar o jovem a sociedade de forma positiva e saudável.
Despertar o olhar artístico.
Criar perspectiva profissional.

V - PROJETO SALA DE LEITURA "DESCOBRINDO O FANTÁSTICO MUNDO DA LEITURA"
ALCANCE DO PROJETO: A comunidade escolar e loical
OBJETIVOS DO PROJETO: Possibilitar o hábito da leitura num processo continuo e gradativo.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Um breve histórico da Escola "Prof Nilson Pinto"

I - Apresentação
Nome: Escola Estadual e Municipal de Ensino Fundamental e Médio Profº. Nilson Pinto
Entidade Mantenedora: Secretaria de Estado de Educação e Secretaria Municipal de Educação
Endereço: Rua Antônio Armando s/n
Bairro: Residencial Almir Gabriel - Marituba-PA
CEP: 67200-000
A escola Nilson Pinto é uma escola de grande porte, implantada em uma área de ocupação urbana, com uma população carente e estigmatizada.
Em meio a todos esses problemas essa escola surgiu como “ponte salvadora” para esta população. O Gestor, a partir do momento que assumiu administrativamente esta instituição, criou alguns mecanismos no intuito de melhorar a visão da comunidade local, pois passou-se a acreditar na proposta educativa implementada nesta escola, objetivando:
Melhorar a qualidade dos serviços prestados a comunidade.
Ofertar e desenvolver como compromisso prioritário à educação para todos, sem exceção.
Resgatar o compromisso profissional de seus funcionários.
II - MODALIDADE DE ENSINO
Ensino Fundamental (SEMED) – Secrtetaria Municial de Educação
Ensino Médio (SEDUC - Unidade 23) – Secretaria Estadual de Educação
III - FUNDAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO
A Escola Estadual e Municipal de Ensino Fundamental e Médio PROFESSOR NILSON PINTO foi fundada em 17 de Abril de 2003, recebeu esse nome em homenagem ao Deputado Federal paraense Nilson Pinto, geólogo, ex-reitor da Universidade Federal do Pará, que angariou fundos necessários para construção da escola. Localizada na comunidade denominada de "Che Guevara", como é conhecido o bairro. Posteriormente, por iniciativa de políticos locais, esse bairro foi denominado “Dr Almir Gabriel”, ex-Governador do Estado do Pará. Tendo como primeiro gestor no ensino fundamental e médio FRANCISCO SOARES DE OLIVEIRA, que ainda administra a nossa escola.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

A Escola Estadual "Prof Nilson Pinto" apresenta o seu PPP

A Escola Estadual "Prof Nilson Pinto", numa reunião que contou coma a presença de técnicos da SEDUC, autoridades municipais, membros da comunidade local, bem como toda comunidade escolar, apresentou o seu Pprograma Político Pedagógico.
A educação sendo parte integrante do desenvolvimento do ser humano é cabível dizer que o processo da mesma é responsabilidade de todos e não só dos Sujeitos da Práxis pedagógica ou dos órgãos envolvidos nesse processo (MEC, SEDUC, SEMED) todos devem contribuir de modo organizado e integrado: sociedade em geral, órgãos competentes e profissionais envolvidos nesse contexto. Desta forma, a escola como instituição especificamente educacional deve desenvolver com competência e sensibilidade o seu trabalho: proporcionando um ambiente onde todos que estejam envolvidos, possam vivenciar “O ser sujeito, O ser responsável” pelo processo educacional que faz parte de um contexto muito mais abrangente. Desse modo, os profissionais da educação devem atuar também no campo da Pesquisa para detectarem com maior clareza as dificuldades que envolvem a problemática dos seus atores.
Nesta perspectiva, de vivenciar a realidade, sobretudo através da pesquisa seremos capazes de atuarmos com consciência elaborando propostas pedagógicas que norteará a prática política da Escola Estadual e Municipal Nilson Pinto - Gestão 2004 a 2007. Compromisso assumido pela equipe N. P. no intuito de atender os anseios e aspirações da comunidade onde a Escola está inserida.
A elaboração do Projeto Político Pedagógico procurou articular propostas visando solucionar problemáticas como evasão fator preponderante na Escola no ano de 2003, período de implantação da mesma no bairro. Outro ponto importante a ser trabalhado no espaço escolar está intimamente ligados com a construção da cidadania, entendendo que na construção do SER cidadão encontra-se o ponto de partida para as mudanças qualitativas no ensino público.
O projeto compreende: DIAGNOSE, que retrata a situação da escola, os problemas detectados e as causas desses problemas; OBJETIVOS a alcançar para melhorar a qualidade

Localização da Escola Nilson Pinto

A Escola Estadual "Prof Nilson Pinto" está localizada no bairro Dr Almir Gabriel (ex-bairro Cheguevara), no município de Marituba, Esatado do Pará
O município de Marituba está localizado na mesoregião metropolitana de Belém, integrando a microrregião de Belém. È o município de menor extensão territorial do Estado, com 111,09 quilômetros quadrados, onde abriga uma população de 49.322 habitantes, segundo censo do IBGE de 1996, que cresce a uma taxa anual de 2,97%.
Sua densidade demográfica é a terceira mais elevada do Pará, aproximadamente 443, 24 hab. /Km 2. A maioria de seus habitantes, devido à escassez de emprego na cidade, trabalha em Belém.
Marituba fica a 5 Km de Ananindeua e 7 Km de Benevides. No caso de Belém, o percurso pode ser feito pela Rodovia Br – 316, em 20 minutos, em automóvel (dependendo das condições de trafego) ou, então, de 50 minutos em ônibus de linha.
A partir da década de 80, uma onda de ocupações (invasões) é desencadeada em Marituba. As primeiras ocupações ocorreram justamente na divisa entre a então vila de Marituba e o município de Benevides, formando um “bolsão de invasões”. Neste ponto, surgiram os bairros: Nova União Horizonte, ASPA, São Francisco, Bairro Novo (atualmente denominado de Bairro Nossa Senhora da Paz), Uriboca, Decouville, Parque das Palmeiras, Che-Guevara (atualmente chamado de Residencial Almir Gabriel), foco principal de nossos estudos.