segunda-feira, 14 de abril de 2008

Jornal virtual NP. Como tudo começou!

O nosso Jornal Virtual NP tem sua história registrada abaixo, fruto de uma atividade planejada e desenvolvida em nossa escola pelo Professor Samuel Costa, NTE/Benevides. No texto abaixo o professor descreve as atividades planejadas, seus objetivos e como estão sendo desenvolvidas. Acompanhe os passos dessa história:

Atividades desenvolvidas na Escola Estadual "Prof Nilson Pinto"
Benevides, Pará, Mar 2008.

I – INTRODUÇÃO

Inicialmente, sob as coordenações da CTAE SEDUC e NTE/Benevides, fomos orientados a planejar e executar, na Escola Estadual “Prof. Nilson Pinto” (Conj Gov Almir Gabriel), Marituba, Pará, as atividades a seguir descritas.

II - PROFESSOR COORDENADOR DAS ATIVIDADES
Samuel Correa Costa – Professor Multiplicador NTE/Benevides, Pará.

III - ATIVIDADES PLANEJADAS
Montar um jornal virtual (alunos-jornalistas)

IV - OBJETIVOS DAS ATIVIDADES:

Oportunizar aos alunos a desenvolver atividades que são inerentes a um profissional de jornalismo, que são:
Trabalho em grupo;
A investigação, a pesquisa, a interpretação de textos, a análise de dados e de informações; a análise crítica; e o poder de síntese.
Desenvolver nos alunos o hábito de falar e informar a verdade.

V – PERÍODO (DURAÇÃO)

Pela exigüidade do tempo disponível, as atividades foram planejadas para serem desenvolvidas em dois dias (14 e 16/03/08). O primeiro dia destinado a verificação dos equipamentos (Teleinformática) disponíveis no laboratório e a preparação (orientação) dos alunos em atividades utilizando esses recursos (Projeto “NavegaPará”), e o segundo dia, o lançamento do projeto, os alunos apresentando os seus trabalhos.
Como não ocorreu conforme planejado, as atividades continuam sendo desenvolvidas com outras perspectivas e abordagens (conteúdos e pedagógicas). E, pela disposição e interesse da direção da escola, essas atividades deverão ter continuidade, sob a coordenação de professores da escola, e sob a nossa orientação, quando necessária, inclusive, uma professora de Língua Portuguesa já se prontificou em colaborar (participar).

VI - CONVERSA COM A DIREÇÃO DA ESCOLA

Após terem sido planejadas as atividades acima descritas, apresentamos ao Diretor da Escola, a proposta da CTAE/NTE/Benevides, o que foram aceitas de imediato e ficou acertado o seguinte:
Uma turma de alunos: 23 alunos (2ª S / E. Médio, Turno da Manhã);
Horários:
Manhã – 6ª Feira – 07:30 às 10:00 h
Tarde - 2ª Feira – 14:00 às 17:30 h

VII - APRESENTAÇÃO AOS ALUNOS (ATIVIDADES)

No laboratório, tivemos o primeiro contato com os alunos, onde fizemos um breve comentário sobre o projeto “Navegapará”, e apresentamos aos mesmos a nossa proposta do jornal virtual. Após alguns acertos, os alunos aceitaram a idéia e definiram o projeto como “Jornal virtual Nilson Pinto”. Observamos que a grande maioria já tem certo domínio dos recursos computacionais.

VIII – METODOLOGIA

As atividades estão sendo desenvolvidas nos moldes de um projeto de aprendizagem. Pela exigüidade do tempo, a proposta do jornal foi uma solução viável para atender a proposta da CTAE/NTE/Benevides, que estão sendo desenvolvidas da maneira seguinte:

a) Montar um jornal virtual com os recursos da Internet (BLOG). O BLOG é o espaço virtual onde será publicado o “Jornal virtual Nilson Pinto”;
b) Os alunos escolheram (elegeram) acontecimentos de repercussão mundial;
c) Nesse momento foram criados cinco grupos, de 4 a 5 de alunos, pelos acontecimentos escolhidos (item IX);
d) Voltando no tempo, como jornalistas, viajam ao(s) local(is) do(s) fato(s);
e) A administração do jornal será de responsabilidade de uma equipe local de jornalistas;
f)Como jornalistas (correspondentes), acompanham os acontecimentos, coletam dados, investigam e analisam os fatos, resumem, etc.;
g)Utilizando o editor de textos, montam as informações (textos e imagens) em duas páginas (no máximo);
h) Após isso, enviam, por e-mail para a redação (grupo local);
i) A equipe local (Redação) deverá criar um BLOG, onde serão publicadas todas as informações recebidas dos demais grupos (item e);
j) Como orientação da direção da escola, essa equipe será responsável pela edição e publicação do histórico da escola; suas atividades junto a comunidade local (Bairro); informações de interesses da comunidade escolar, bem como publicar as notícias locais.
k) Em determinado momento (data desconhecida do lançamento do projeto) deverá haver a socialização dos diversos trabalhos (grupo de jornalistas) elaborada no Impress (Línux).

IX - GRUPOS DE ALUNOS (jornalistas)

G1 – Grupo local (Redação)
G2 – Prisão, Condenação e Morte de Jesus Cristo (Semana Santa) – dois subgrupos;
G3 – Ataque terrorista de 11 setembro 2001 (ataque árabe nos EUA);
G4 – Segunda Guerra Mundial
G5 – Queda do Muro de Berlin

X - OUTRAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS:

Mostrar os recursos da plataforma BotoSet_Linux e os recursos da Internet.
Criação de Pastas; Criação de e-mail;
Pesquisas na Rede: As funções e perfis de um jornalista;
Orientações sobre as interatividades (e-mail);
Elaboração das apresentações;
Outras atividades (necessidades dos alunos).

E assim, teve início o nosso jornal virtual. Esperamos que você goste de nossos trabalhos e nos visitem de vez em quando, dando a sua contribuição. Assim estaremos aprendendo mais e você também!!!!
Equipe de Redação - Grupo Local

3 comentários:

Wilker Monteiro Freitas disse...

O link para o site da SEDUC foi feito de forma incorreta. Será corrigido na próxima postagem. Desculpem a nossa falha...

joajares disse...

Toda proposta desenvolvida nas escolas em Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Murinim é fruto do trabalhos dos Multiplicadores do NTE/Benevides.

Unknown disse...

UM CONTERRÂNEO DE VCS PAULO RONALDO COSTA FILHO DE SEBASTIANA LIMA COSTA FOI PRESO NA CIDADE DE SÃO LUÍS,POIS ERA FORAGIDO DO COMPLEXO PENITENCIARIO DE PEDRINHAS,FOI PROCESSADO TB POR PORTE ILEGAL DE ARMAS ESTA SENDO INVESTIGADA A PARTICIPAÇÃO DELE NO TRÁFICO DE DROGAS E TENTATIVA DE ASSASSINATO.