segunda-feira, 28 de abril de 2008

O Muro de Berlim


Como integrantes do Jornal Virtual NP, fomos encarregados de publicar uma matéria sobre a Queda do Muro de Berlim. “Viajamos” até o local para acompanhar os acontecimentos e assim fazer um trabalho mais realista possível.
Pela disponibilidade de espaço no jornal, publicaremos as nossas matérias em duas postagens.
Acompanhe o nosso trabalho fazendo os seus comentários.
A construção do Muro de Berlim.


Um breve histórico
O Muro de Berlim foi uma realidade e um símbolo da divisão da Alemanha em duas entidades estatais, a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA). Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: Berlim Ocidental (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos da América; e Berlim Oriental (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético.
Início da construção: madrugada de 13 de Agosto de 1961.
Extensão e estrutura: 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda.


Consequências dessa vergonha política
“Quarenta e cinco anos após a construção do Muro, pesquisadores ainda não têm certeza sobre o número de suas vítimas. Até agora, 125 mortos foram confirmadas, mas outros casos estão sendo investigados.
A maioria dos históricos sobre o Muro de Berlim menciona que mais de 200 pessoas teriam sido mortas na tentativa de cruzar a barreira que separava a parte oriental da Alemanha da ocidental.
Levando em consideração o que já se levantou em um ano de trabalho, os pesquisadores da Associação do Muro de Berlim e do Centro para Pesquisa da História Contemporânea, em Potsdam, disseram que dos 268 casos de mortes investigados, menos da metade – 125 – podem ser tidos como certos. Do número total, 62 casos foram descartados, enquanto que 81 suspeitas ainda seguem sendo investigadas.” Fonte: http://www.deutsche-welle.de/dw/


Na próxima postagem estaremos publicando “A Queda do Muro”. Aguardem!!!!!
Postagem:Yan Mathews e Inácio da Silva

Nenhum comentário: