segunda-feira, 7 de abril de 2008

Localização da Escola Nilson Pinto

A Escola Estadual "Prof Nilson Pinto" está localizada no bairro Dr Almir Gabriel (ex-bairro Cheguevara), no município de Marituba, Esatado do Pará
O município de Marituba está localizado na mesoregião metropolitana de Belém, integrando a microrregião de Belém. È o município de menor extensão territorial do Estado, com 111,09 quilômetros quadrados, onde abriga uma população de 49.322 habitantes, segundo censo do IBGE de 1996, que cresce a uma taxa anual de 2,97%.
Sua densidade demográfica é a terceira mais elevada do Pará, aproximadamente 443, 24 hab. /Km 2. A maioria de seus habitantes, devido à escassez de emprego na cidade, trabalha em Belém.
Marituba fica a 5 Km de Ananindeua e 7 Km de Benevides. No caso de Belém, o percurso pode ser feito pela Rodovia Br – 316, em 20 minutos, em automóvel (dependendo das condições de trafego) ou, então, de 50 minutos em ônibus de linha.
A partir da década de 80, uma onda de ocupações (invasões) é desencadeada em Marituba. As primeiras ocupações ocorreram justamente na divisa entre a então vila de Marituba e o município de Benevides, formando um “bolsão de invasões”. Neste ponto, surgiram os bairros: Nova União Horizonte, ASPA, São Francisco, Bairro Novo (atualmente denominado de Bairro Nossa Senhora da Paz), Uriboca, Decouville, Parque das Palmeiras, Che-Guevara (atualmente chamado de Residencial Almir Gabriel), foco principal de nossos estudos.

Nenhum comentário: